23 de agosto de 2018

Os impactos do eSocial no setor público

Pessoal e RH

A implantação obrigatória do eSocial provocará alguns impactos e mudanças no setor público. Hoje, as entidades e órgãos públicos enviam, mais de uma vez, as mesmas informações. O eSocial tem como finalidade principal unificar os dados, padronizar a transmissão, validação, armazenamento e distribuição das informações, de maneira a constituir um repositório de informações nacional.

Esse conjunto de informações é chamado Evento, disposto em um determinado leiaute e composto por alguns campos para preenchimento da informação exigida. Cada Evento possui seu próprio leiaute identificado pela letra “S”, seguida de quatro números. É válido salientar que o eSocial não substitui a gestão de documentos físicos, muito pelo contrário, é fundamental que esses arquivos sejam guardados.

Os órgãos públicos participantes são: Caixa Econômica Federal, Ministério da Previdência Social, Ministério do Trabalho e Emprego e Secretaria da Receita Federal. Cada órgão terá acesso às informações de sua competência.

Para entidades e órgãos públicos, o eSocial será implantado em cinco fases, são elas:

Fase 1: Janeiro/2019 – Apenas informações relativas aos órgãos, ou seja, cadastros dos empregadores e tabelas
Fase 2: Março/2019 – Informações relativas aos servidores e seus vínculos com os órgãos (eventos não periódicos). Ex: admissões, afastamentos e desligamentos
Fase 3: Maio/2019 – Obrigatório envio de folhas de pagamento
Fase 4: Julho/2019 – Substituição da GFIP (Guia de Informações à Previdência) e compensação cruzada
Fase 5: Julho/2019 – Dados de segurança e saúde do trabalhador

A partir de 2019 o sistema será a única forma de envio de informações ao governo e a não adequação acarretará em multa, pena e sanção, por isso, alguns passos já devem ser tomados.

Fonte: Governo Federal, MGP Consultoria

Aspec Informática

Atua há mais de 25 anos no desenvolvimento de sistemas para o setor público, contemplando especificamente Prefeituras, Câmaras, Autarquias e Fundos Especiais. Os sistemas de gestão pública desenvolvidos pela Aspec oferecem aos municípios, simultaneamente, praticidade nas tarefas operacionais e atendimento à legislação.

Comentários

5 comentários em “Os impactos do eSocial no setor público”

  1. Ipsum Loren Doren Teste. Ipsum Loren Doren Teste. Ipsum Loren Doren Teste. Ipsum Loren Doren Teste. Ipsum Loren Doren Teste. Ipsum Loren Doren Teste. Ipsum Loren Doren Teste. Ipsum Loren Doren Teste. Ipsum Loren Doren Teste. Ipsum Loren Doren Teste. Ipsum Loren Doren Teste. Ipsum Loren Doren Teste.

  2. O cuidado em identificar pontos críticos na constante divulgação das informações é uma das consequências das condições financeiras e administrativas exigidas. Por outro lado, a expansão dos mercados mundiais talvez venha a ressaltar a relatividade do levantamento das variáveis envolvidas. A certificação de metodologias que nos auxiliam a lidar com a contínua expansão de nossa atividade exige a precisão e a definição das posturas dos órgãos dirigentes com relação às suas atribuições. Assim mesmo, o entendimento das metas propostas ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados. Do mesmo modo, a revolução dos costumes maximiza as possibilidades por conta das novas proposições.

  3. Todavia, a necessidade de renovação processual auxilia a preparação e a composição dos procedimentos normalmente adotados. A nível organizacional, a percepção das dificuldades agrega valor ao estabelecimento do sistema de formação de quadros que corresponde às necessidades. As experiências acumuladas demonstram que o novo modelo estrutural aqui preconizado estende o alcance e a importância das formas de ação.

  4. Acima de tudo, é fundamental ressaltar que o julgamento imparcial das eventualidades pode nos levar a considerar a reestruturação do investimento em reciclagem técnica.

  5. Por conseguinte, o aumento do diálogo entre os diferentes setores produtivos não pode mais se dissociar do sistema de formação de quadros que corresponde às necessidades. No mundo atual, a adoção de políticas descentralizadoras exige a precisão e a definição das condições inegavelmente apropriadas. Acima de tudo, é fundamental ressaltar que a mobilidade dos capitais internacionais prepara-nos para enfrentar situações atípicas decorrentes dos procedimentos normalmente adotados. Todavia, a expansão dos mercados mundiais cumpre um papel essencial na formulação da gestão inovadora da qual fazemos parte.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *