Orientações e cuidados para o encerramento de mandato

Próximo ao encerramento de seus mandatos, os governantes municipais precisam observar um conjunto de regras que devem ser seguidas no intuito de realizar a correta transição de mandato. Para isto, é necessário destacar a importância da Equipe de Transição.
É válido ressaltar o cuidado que se deve ter com as prestações de contas de verbas federais, ou seja, casos em que tais recursos foram repassados à atual gestão e cujo vencimento do prazo para prestação recairá no mandato subsequente.
Abaixo, preparamos um passo a passo do que deve ser feito para a realização da transição de mandato da forma correta:
1. Instalar a equipe de transição
Logo que o(a) prefeito(a) seja eleito(a), sugere-se que seja instalada uma equipe de transição, conforme ato normativo específico com datas de início e de encerramento dos trabalhos, identificação de finalidade e forma de atuação. A Comissão é formada por representante do prefeito que sai, do prefeito que entra, da Auditoria Interna e da sociedade civil.
É importante que a comissão designada elabore ata das reuniões com a indicação dos participantes, dos assuntos tratados, das informações solicitadas e do cronograma de atendimento às demandas apresentadas.
2. Preparar os relatórios necessários
Deverão ser apresentados à equipe de transição os relatórios sobre a situação financeira do município, relatórios referentes aos contratos (contratos de execução de obras, convênios, pagos e a pagar), relatórios com os bens e patrimônios e relatório atualizado da estrutura funcional.
Além disso, também deve ser apresentado o levantamento de assuntos que sejam ou resultem em processos judiciais ou administrativos e principais ações, projetos ou programas em execução, interrompidos, finalizados ou que aguardam implementação.
É recomendável que o atual gestor exija da nova administração um recibo da entrega da documentação relativa às transferências e aos contratos pendentes de prestação de contas, cujo vencimento do prazo de prestação de contas tiver recaído no mandato subsequente.
Por fim, é válido manter em sua posse cópias dos referidos documentos necessários à comprovação do emprego regular dos recursos federais por ele geridos, mesmo que digitalizados.
3. Disponibilizar as informações
Decisões que possam impactar a futura gestão e que já foram tomadas, devem ser informadas ao futuro gestor. Além disso, caso tenha alguma tomada de decisão com prazo constitucional ou legal, é preciso informar, igualmente, à nova gestão quais são esses prazos e quais as consequências caso não sejam cumpridos.
Informações protegidas por sigilo deverão ser fornecidas pela atual administração na forma e condições previstas em lei.
4. Publicar os documentos para encerrar o processo de transição
A equipe de transição deverá publicar no Portal do Município a relação das medidas que foram adotadas pela Administração para promover uma transição republicana e os relatórios financeiros citados anteriormente.
Feito isto, também é necessário que o(a) prefeito(a) tenha atenção à algumas orientações gerais:
O que deve ser feito:
- Recolher todo os tributos e encargos;
- Consolidar as leis;
- Ter controle do almoxarifado;
- Transferir recursos a entidades não governamentais EXCLUSIVAMENTE com plano de trabalho e prestação de contas;
- Executar pagamento de vantagens salariais APENAS de acordo com a lei;
- Realizar pagamento de despesas por causa de atos praticados por servidores sem a instauração de procedimento administrativo (multas de trânsito, danos a terceiros e outros);
- Quitar obrigações sem atraso, com juros e encargos: energia, telefone, água, contribuições previdenciárias.
O que não deve ser feito
- Realizar investimentos em saúde e educação em desacordo com a lei;
- Possuir deficiência na cobrança da dívida ativa;
- Cancelar restos a pagar processados;
- Prorrogar sucessivamente os contratos por prazo indeterminado;
- Permitir irregularidades nos procedimentos licitatórios e contratações;
- Possuir agentes políticos em dívida com o financeiro municipal;
- Realizar pagamento irregular de diárias;
- Realizar pagamento de contratos por recibo de pagamento e autônomo (RPA);
- Possuir irregularidades em concursos públicos.
É importante que o gestor esteja atento a essas principais falhas para não ser penalizado a ponto de ter sua candidatura ou sua função pública, ou até mesmo a diplomação impossibilitadas.
Fonte: Governo Federal

Aspec Informática
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