Próximo ao encerramento de seus mandatos, os governantes municipais precisam observar um conjunto de regras que devem ser seguidas no intuito de realizar a correta transição de mandato. Para isto, é necessário destacar a importância da Equipe de Transição.
É válido ressaltar o cuidado que se deve ter com as prestações de contas de verbas federais, ou seja, casos em que tais recursos foram repassados à atual gestão e cujo vencimento do prazo para prestação recairá no mandato subsequente.
Abaixo, preparamos um passo a passo do que deve ser feito para a realização da transição de mandato da forma correta:
Logo que o(a) prefeito(a) seja eleito(a), sugere-se que seja instalada uma equipe de transição, conforme ato normativo específico com datas de início e de encerramento dos trabalhos, identificação de finalidade e forma de atuação. A Comissão é formada por representante do prefeito que sai, do prefeito que entra, da Auditoria Interna e da sociedade civil.
É importante que a comissão designada elabore ata das reuniões com a indicação dos participantes, dos assuntos tratados, das informações solicitadas e do cronograma de atendimento às demandas apresentadas.
Deverão ser apresentados à equipe de transição os relatórios sobre a situação financeira do município, relatórios referentes aos contratos (contratos de execução de obras, convênios, pagos e a pagar), relatórios com os bens e patrimônios e relatório atualizado da estrutura funcional.
Além disso, também deve ser apresentado o levantamento de assuntos que sejam ou resultem em processos judiciais ou administrativos e principais ações, projetos ou programas em execução, interrompidos, finalizados ou que aguardam implementação.
É recomendável que o atual gestor exija da nova administração um recibo da entrega da documentação relativa às transferências e aos contratos pendentes de prestação de contas, cujo vencimento do prazo de prestação de contas tiver recaído no mandato subsequente.
Por fim, é válido manter em sua posse cópias dos referidos documentos necessários à comprovação do emprego regular dos recursos federais por ele geridos, mesmo que digitalizados.
Decisões que possam impactar a futura gestão e que já foram tomadas, devem ser informadas ao futuro gestor. Além disso, caso tenha alguma tomada de decisão com prazo constitucional ou legal, é preciso informar, igualmente, à nova gestão quais são esses prazos e quais as consequências caso não sejam cumpridos.
Informações protegidas por sigilo deverão ser fornecidas pela atual administração na forma e condições previstas em lei.
A equipe de transição deverá publicar no Portal do Município a relação das medidas que foram adotadas pela Administração para promover uma transição republicana e os relatórios financeiros citados anteriormente.
Feito isto, também é necessário que o(a) prefeito(a) tenha atenção à algumas orientações gerais:
É importante que o gestor esteja atento a essas principais falhas para não ser penalizado a ponto de ter sua candidatura ou sua função pública, ou até mesmo a diplomação impossibilitadas.
Fonte: Governo Federal
Aspec Informática
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