A importância da gestão de frotas no setor público

31 de maio de 2024 Patrimônio e Almoxarifado

O seu ente público possui uma boa gestão de frotas? Seja na distribuição de insumos, no transporte de passageiros ou na manutenção da infraestrutura das cidades, a administração de veículos desempenha um papel fundamental na qualidade dos serviços prestados à população.

O setor público abrange diversos tipos de frotas. Destacamos algumas:

  • Transporte público;
  • Veículos administrativos;
  • Veículos oficiais;
  • Veículos de emergência;
  • Transporte escolar.

Ter uma boa gestão de frotas assegura à entidade mais eficiência de um modo geral, a partir do acesso a informações precisas sobre o controle do combustível, manutenção de veículos, controle de peças, despesas e outros dados relevantes.

A seguir, destacamos algumas vantagens que um correto gerenciamento de veículos pode proporcionar. Confira:

Redução de custos

Uma gestão de frotas proporciona a correta utilização dos recursos públicos, pois tem como base dados precisos, atualizados e confiáveis sobre os veículos dos entes públicos. Dessa forma, é possível reduzir desperdícios e gastos desnecessários.

A otimização do consumo de combustível, a manutenção preventiva dos veículos e o planejamento de rotas estratégicas, proporcionam uma redução significativa dos custos operacionais.

Melhoria nos serviços

Ao acompanhar periodicamente o desempenho dos veículos, é possível identificar e corrigir falhas operacionais da frota. Isso garante que os veículos estejam sempre em bom funcionamento para o uso no dia a dia.

Uma gestão eficiente de frotas otimiza diversos aspectos da operação dos veículos públicos, garantindo que os serviços prestados à população sejam realizados de forma mais rápida e segura.

Motoristas qualificados

A gestão de frotas inclui também a formação dos motoristas e a inclusão de equipamentos de segurança. É importante o investimento em formação e conscientização dos motoristas, isso evita, por exemplo, problemas recorrentes como o uso pessoal de veículos, o desperdício de combustíveis ou multas.

Como fazer uma boa gestão de frotas

Uma gestão de frotas públicas que seja de fato eficiente requer muita responsabilidade e compromisso, visto que são múltiplos os desafios para alcançá-la. Para te ajudar, separamos um passo a passo:

Etapa 1 | Avalie a frota atual do seu ente público

Para começar, avalie a composição atual da sua Prefeitura, Câmara Municipal ou Autarquia. Inclua dados como: tipos de veículos, idade, condição e desempenho.

A partir disso, identifique as áreas que precisam de melhorias, veículos que estão obsoletos, possíveis altas de consumo de combustível ou veículos que possuem uma manutenção frequente.

Etapa 2 | Defina políticas e objetivos claros

Estabeleça políticas com instruções claras sobre o uso dos veículos, regras de abastecimento, procedimentos relacionados a acidentes, entre outros casos.

Os objetivos da gestão de frotas do seu ente público também precisam ser levados em consideração. Redução de custos, melhoria na logística operacional, aumento da segurança e capacitação de motoristas são alguns exemplos.

Etapa 3 | Invista na capacitação da equipe

É imprescindível que os colaboradores da entidade sejam devidamente capacitados quanto aos objetivos e regras da gestão de frotas. Um bom trabalho realizado traz inúmeros benefícios e reduz problemas.

Forneça treinamentos regulares aos motoristas sobre boas práticas de direção, segurança viária, economia de combustível e uso adequado dos veículos.

Além disso, a presença de um gestor de frotas competente, que conheça a fundo as reais necessidades, também é essencial.

Etapa 4 | Implemente uma solução de gestão de frotas

Utilize uma tecnologia segura, que simplifique processos a partir de dados confiáveis.

Busque uma solução que tenha todas as funcionalidades necessárias para o bom funcionamento da frota de veículos do ente público, como: controle de veículos, consumo de combustível, controle de manutenções e outras.

Etapa 5 | Monitore e analise dados

Monitore regularmente o desempenho da frota, incluindo o consumo de combustível, as manutenções necessárias, o tempo de inatividade e a conformidade com as políticas que foram estabelecidas.

A partir dessa análise será possível identificar oportunidades de melhorias para o bom funcionamento da gestão de frotas.

Gerencie a frota de veículos e atenda ao SIM 2024

O novo Aspec Frota gera automaticamente todos os arquivos referentes aos veículos, exigidos pelo SIM 2024 do TCE/CE. Integrado às soluções de contabilidade e patrimônio da Aspec, o sistema fornece dados confiáveis, garantindo um gerenciamento seguro, eficiente e econômico.

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Aspec Informática

Atua há mais de 25 anos no desenvolvimento de sistemas para o setor público, contemplando especificamente Prefeituras, Câmaras, Autarquias e Fundos Especiais. Os sistemas de gestão pública desenvolvidos pela Aspec oferecem aos municípios, simultaneamente, praticidade nas tarefas operacionais e atendimento à legislação.

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