O seu ente público possui uma boa gestão de frotas? Seja na distribuição de insumos, no transporte de passageiros ou na manutenção da infraestrutura das cidades, a administração de veículos desempenha um papel fundamental na qualidade dos serviços prestados à população.
O setor público abrange diversos tipos de frotas. Destacamos algumas:
Ter uma boa gestão de frotas assegura à entidade mais eficiência de um modo geral, a partir do acesso a informações precisas sobre o controle do combustível, manutenção de veículos, controle de peças, despesas e outros dados relevantes.
A seguir, destacamos algumas vantagens que um correto gerenciamento de veículos pode proporcionar. Confira:
Uma gestão de frotas proporciona a correta utilização dos recursos públicos, pois tem como base dados precisos, atualizados e confiáveis sobre os veículos dos entes públicos. Dessa forma, é possível reduzir desperdícios e gastos desnecessários.
A otimização do consumo de combustível, a manutenção preventiva dos veículos e o planejamento de rotas estratégicas, proporcionam uma redução significativa dos custos operacionais.
Ao acompanhar periodicamente o desempenho dos veículos, é possível identificar e corrigir falhas operacionais da frota. Isso garante que os veículos estejam sempre em bom funcionamento para o uso no dia a dia.
Uma gestão eficiente de frotas otimiza diversos aspectos da operação dos veículos públicos, garantindo que os serviços prestados à população sejam realizados de forma mais rápida e segura.
A gestão de frotas inclui também a formação dos motoristas e a inclusão de equipamentos de segurança. É importante o investimento em formação e conscientização dos motoristas, isso evita, por exemplo, problemas recorrentes como o uso pessoal de veículos, o desperdício de combustíveis ou multas.
Uma gestão de frotas públicas que seja de fato eficiente requer muita responsabilidade e compromisso, visto que são múltiplos os desafios para alcançá-la. Para te ajudar, separamos um passo a passo:
Para começar, avalie a composição atual da sua Prefeitura, Câmara Municipal ou Autarquia. Inclua dados como: tipos de veículos, idade, condição e desempenho.
A partir disso, identifique as áreas que precisam de melhorias, veículos que estão obsoletos, possíveis altas de consumo de combustível ou veículos que possuem uma manutenção frequente.
Estabeleça políticas com instruções claras sobre o uso dos veículos, regras de abastecimento, procedimentos relacionados a acidentes, entre outros casos.
Os objetivos da gestão de frotas do seu ente público também precisam ser levados em consideração. Redução de custos, melhoria na logística operacional, aumento da segurança e capacitação de motoristas são alguns exemplos.
É imprescindível que os colaboradores da entidade sejam devidamente capacitados quanto aos objetivos e regras da gestão de frotas. Um bom trabalho realizado traz inúmeros benefícios e reduz problemas.
Forneça treinamentos regulares aos motoristas sobre boas práticas de direção, segurança viária, economia de combustível e uso adequado dos veículos.
Além disso, a presença de um gestor de frotas competente, que conheça a fundo as reais necessidades, também é essencial.
Utilize uma tecnologia segura, que simplifique processos a partir de dados confiáveis.
Busque uma solução que tenha todas as funcionalidades necessárias para o bom funcionamento da frota de veículos do ente público, como: controle de veículos, consumo de combustível, controle de manutenções e outras.
Monitore regularmente o desempenho da frota, incluindo o consumo de combustível, as manutenções necessárias, o tempo de inatividade e a conformidade com as políticas que foram estabelecidas.
A partir dessa análise será possível identificar oportunidades de melhorias para o bom funcionamento da gestão de frotas.
O novo Aspec Frota gera automaticamente todos os arquivos referentes aos veículos, exigidos pelo SIM 2024 do TCE/CE. Integrado às soluções de contabilidade e patrimônio da Aspec, o sistema fornece dados confiáveis, garantindo um gerenciamento seguro, eficiente e econômico.
👉 Confira aqui as principais funcionalidades e solicite uma demonstração.
Aspec Informática
Atua há mais de 25 anos no desenvolvimento de sistemas para o setor público, contemplando especificamente Prefeituras, Câmaras, Autarquias e Fundos Especiais. Os sistemas de gestão pública desenvolvidos pela Aspec oferecem aos municípios, simultaneamente, praticidade nas tarefas operacionais e atendimento à legislação.
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *
Comentário *
Nome *
E-mail *
Salvar meus dados neste navegador para a próxima vez que eu comentar.
Δ