O processo de tombamento patrimonial tem uma série de requisitos necessários para acontecer de forma eficiente e organizada. No contexto da administração pública, o tombamento deve ter um cuidado específico e diferenciado.
Nesse artigo, te mostraremos alguns procedimentos essenciais para que o gerenciamento do patrimônio público aconteça adequadamente.
O processo de tombamento consiste na inserção de uma numeração única para o bem, integrando-o ao patrimônio público. Ele ocorre na entrada física dos bens móveis em uma unidade específica. Para que esse procedimento seja realizado, é necessário seguir alguns requisitos que citaremos a seguir.
O primeiro passo no tombamento é a identificação do bem, que deve receber um número patrimonial único e intransferível. Esse número é atribuído definitivamente. Mesmo que o bem seja excluído do acervo posteriormente, a numeração não será reutilizada.
A atribuição deste número serve para que os responsáveis pelo controle patrimonial possam coletar informações precisas sobre a localização, estado de conservação e responsável pela guarda do bem.
Após a numeração, é necessário proceder com a afixação de uma plaqueta ou etiqueta no bem. Essa marcação física deve ser feita em um local visível e de fácil acesso, garantindo que o bem possa ser identificado rapidamente.
Em caso de bens móveis, a plaqueta deve ser afixada na entrada física do bem. Esse procedimento é realizado sob a responsabilidade do Chefe do Setor de Patrimônio.
As plaquetas podem ser de diferentes materiais, dependendo da natureza do bem:
Observação: É importante evitar áreas que provoquem a deterioração tanto do bem quanto da plaqueta, como superfícies curvadas, áreas externas expostas ao clima, partes que não tenham boa aderência ou que contenham os números de série.
O tombamento também envolve o registro formal do bem no Sistema de Patrimônio, que deve ser realizado preferencialmente por meio de sistemas digitais.
Esse registro deve conter informações detalhadas, como a descrição do bem (ex.: tipo, cor, estado de conservação) e o número patrimonial.
Além disso, é importante que o processo de tombamento inclua bens adquiridos por meio de projetos ou fabricação sob encomenda, somando o valor do material ao serviço de fabricação.
Em alguns casos, é necessário que o bem seja controlado de forma mais flexível, impossibilitando a afixação de plaquetas, seja pelas características físicas ou funcionais do bem. Nesses casos, é adotado o tombamento virtual.
O bem recebe um número de controle, mas a marcação física não é realizada. Por exemplo:
Importante: Bens híbridos, que podem ser tanto permanentes quanto de consumo, por exemplo, extintores de incêndio, botijões de gás, devem receber a numeração indicada no item anterior.
Outro aspecto importante do tombamento é a gestão de bens de terceiros, esses são os bens localizados fisicamente em unidades administrativas e utilizados pela administração pública, mas que não pertencem a ela.
Esses bens também devem ser registrados no Sistema de Patrimônio e identificados com um número de controle.
Caso sejam identificados erros no tombamento, o Setor de Patrimônio deve proceder com a correção devida, comunicando ao responsável pela unidade gestora.
A baixa de bens tombados indevidamente deve ser registrada, sendo classificada como “Lançamento Indevido”.
O processo de tombamento possibilita garantir a integridade e a preservação do patrimônio público. Para garantir que o tombamento patrimonial seja realizado de forma eficiente e segura, é importante contar com uma tecnologia que facilite a gestão de informações e a preservação do patrimônio.
Um bom sistema patrimonial oferece uma série de benefícios que visam preservar o bem público, a partir do controle, transparência e segurança nos processos de monitoramento e conservação.
A automação de processos reduz o risco de erros e auxilia o gestor na tomada de decisões, a partir do correto controle dos recursos patrimoniais do ente público.
Nós da Aspec oferecemos uma ferramenta robusta que controla, física e financeiramente, todos os bens patrimoniais. De forma segura e integrada, o Aspec Patrimonial permite a relação detalhada dos bens por unidade gestora, órgão e área de localização, além de compreender informações essenciais como a forma de aquisição, fonte de recursos e valores individuais.
Ele também possibilita acompanhar bens tombados, baixados, depreciados e desafetados, auxiliando desde a catalogação até o acompanhamento pós-tombamento.
Quer saber mais sobre esses e outros benefícios? Clique aqui e conheça a nossa solução.
Aspec Informática
Atua há mais de 25 anos no desenvolvimento de sistemas para o setor público, contemplando especificamente Prefeituras, Câmaras, Autarquias e Fundos Especiais. Os sistemas de gestão pública desenvolvidos pela Aspec oferecem aos municípios, simultaneamente, praticidade nas tarefas operacionais e atendimento à legislação.
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *
Comentário *
Nome *
E-mail *
Salvar meus dados neste navegador para a próxima vez que eu comentar.
Δ