Foi criado o Sistema de Análise da Dívida Pública, Operações de Crédito e Garantias da União, Estados e Municípios (Sadipem). O anúncio foi feito pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e o lançamento da primeira versão está previsto para 2015.
Segundo informações da STN, o sistema proporcionará o recebimento, via internet, da documentação relativa aos pleitos de operações de crédito dos Municípios brasileiros. Para que ente possa acessar o Sadipem, é necessário que tenha o certificado digital e – CPFA3, o mesmo utilizado para o Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público (Siconfi). A emissão, renovação e revogação de certificado digital deve ser feita por intermédio de empresa devidamente enquadrada como autoridade certificadora habilitada.
Antes de ser colocado em operação, o Sadipem vai disponibilizar um ambiente de homologação onde os usuários farão testes no sistema. De acordo com a STN, isso possibilitará a antecipação de possíveis erros ou melhorias a serem implementadas.
Principais vantagens
A expectativa é que o Sadipem aumente a velocidade, a transparência e a segurança no encaminhamento dos pleitos à STN. E na análise das operações de crédito requeridas pelos Municípios, detecte de forma mais célere eventuais falhas de preenchimento dos formulários ou no envio da documentação.
Fonte: Agência CNM