Menu
Busca
A Aspec
Quem Somos
Onde estamos
Política de Privacidade
Produtos
Geral
Planejamento e Contabilidade
Pessoal e RH
Arrecadação e Fiscalização
Transparência e LAI
Licitação e Contratos
Patrimônio Público
Gestão Pública
Aspec Contábil SIAFIC
Aspec Frota
Aspec Folha
Aspec Licitação
Aspec Tributos
Aspec Patrimonial
Aspec Site Municipal
Aspec Almoxarifado
Aspec Orçamento
Aspec PPA
Portal Aspec Transparência
Aspec e-SIC
Aspec Ouvidoria
Aspec NFS-e
Aspec Protocolo
Aspec Gestor de NF
Aspec Fluxo de Despesas
Aspec GTRel
Aspec PainelGov
Aspec Ponto
Aspec Portal do Gestor
Aspec Portal do Servidor
Aspec Merenda Escolar
Novidades
Notícias
Eventos
Downloads
Versões dos Softwares
Versões do Aspec Folha
Especificação de Sistemas
Utilidades
Materiais Gratuitos
Benefícios
PEAC Aspec
Videoteca Aspec
Certidões
Blog
Contato
Dúvidas Frequentes
Fale Conosco
Faça parte do nosso time
Agendar Treinamento
Pesquisar...
Busca
30 de abril de 2013
Aprece firma parceria de cooperação sobre o Portal da Transparência
Através da parceria entre Aspec e Aprece, os municípios filiados à entidade terão acesso ao Portal da Transparência e Acesso à Informação. Confira a matéria publicada no site da Aprece:
Portal da Transparência é discutido por técnicos da Aprece
Com o objetivo de formatar uma parceria para melhor atender os municípios quanto à Lei da Transparência, estiveram reunidos, na manhã desta segunda-feira (29), o coordenador Técnico da Aprece, Talles Gomes; a coordenadora de Comunicação da entidade, Caroline Batista; e a técnica do Diário Oficial dos Municípios do Núcleo de Comunicação, Mirella Torres; juntamente com o diretor Administrativo da Aspec, Luciano Peixoto; e o diretor da Itarget Tecnologia, Márcio Nogueira. A Aprece, através de um acordo de cooperação com a Aspec, irá disponibilizar aos municípios filiados à entidade, o Portal da Transparência e Acesso à Informação, através do Programa de Gestão de Dados e Informações Públicas (GDIP), em funcionamento desde 2009.
Faltando menos de um mês do prazo limite para que todos os municípios do País se adequem à Lei Complementar 131 de 2009, conhecida como Lei da Transparência, algumas prefeituras cearenses ainda estão se adaptando para obedecer a essas regras. Nem mesmo as prefeituras de maior porte, que já deveriam estar cumprindo a lei, ainda não conseguem publicar todos os dados sobre as gestões públicas. No Ceará, essa parcela responde por 151 dos 184 municípios.
Até o dia 27 de maio deste ano, as cidades com menos de 50 mil habitantes já devem contar com um portal da transparência que dê conta das principais informações sobre a administração municipal.
Com o Programa de Gestão de Dados e Informações Públicas, as Prefeituras, Câmaras Municipais e Entidades Descentralizadas de todo o País promovem uma gestão ainda mais transparente. O GDIP está adequado à Lei de Acesso à Informação Nº 12.527/11 e Transparência Fiscal nº 131/09, que permite divulgar de forma prática e rápida, os dados relativos aos gastos públicos e demais informações de interesse coletivo ou geral (Transparência Ativa – Espontânea), além de cumprir também as determinações dos Tribunais de Contas.
Para aderir ao Programa, o município precisa assinar um Termo de Adesão. As prefeituras que possuírem site com a Aprece estarão disponibilizando suas informações através de um banner já inserido na página eletrônica. O município que não tem site ligado à entidade, ou nenhum outro, poderá disponibilizar suas informações mesmo assim, bastando manifestar o interesse de enviar seus dados via link.
As informações das despesas e das receitas municipais e o acesso à informação são registrados nos sistemas de gestão financeira e orçamentária dos municípios e transmitidas para internet através de sistemas integrados à esses programas fornecidos por diversos fornecedores de sistemas existentes no mercado. Assim, a Aprece orienta que os municípios entrem em contato com esses fornecedores, contadores, e/ou secretários municipais de Finanças, a fim de viabilizarem a disponibilização destas informações via web, possibilitando dessa forma a divulgação no portal da entidade.
Para mais informações entre em contato com o coordenador técnico da Aprece, Talles Gomes, através do telefone (85) 4006.4042.
Acesse
aqui
o Programa de Gestão de Dados e Informações Públicas (GDIP).
Diário Oficial
Para complementar a transparência dos dados contábeis fornecidos via GDIP, os municípios cearenses, na condição de associados a Aprece, contam com o serviço de publicidade legal conferido pelo Diário Oficial Eletrônico dos Municípios, desde 2010. Esse é um sistema eletrônico de divulgação dos atos normativos e administrativos em ambiente integrado online. Desta forma, o município, além de garantir a transparência administrativa, efetiva economia de recursos provenientes das publicações tradicionais.
Ressaltamos que através do Diário Oficial Eletrônico a gestão municipal estará cumprindo a Lei Federal 12.572 – Lei de Acesso à Informação – que obriga órgãos e entidades do Poder Público a assegurar uma gestão transparente da informação, divulgando um rol mínimo de informações através da internet, garantindo ao cidadão acesso à informação.
Para aderir ao Diário Oficial entre em contato com Mirella Torres através do telefone (85) 4006.4015.
Fonte:
Aprece