10 de novembro de 2014

Penúltimo lote da restituição do Imposto de Renda está disponível para consulta

A consulta ao penúltimo lote regular do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2014 está disponível nesta segunda-feira, 10 de novembro. O lote contempla 2.146.926 contribuintes, uma restituição superior a R$ 2,3 bilhões. A Receita Federal informou que foram incluídos, neste lote, contribuintes liberados da malha fina das declarações entregues entre os anos 2008 e 2013.

Dos R$ 2,3 bilhões totais, R$ 84.723.702 pertencem a contribuintes atendidos pelo Estatuto do Idoso e aqueles com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave. O depósito bancário referente à restituição será feito no dia 17 de novembro. Depois desse lote, o contribuinte que espera a liberação terá a chance em dezembro, quando o último lote será liberado.

Depois do fim do prazo para a Declaração do IRPF, a Receita libera sete lotes regulares de restituições. O primeiro em junho e o último em dezembro. Nos meses seguintes, à medida que as declarações em malha são corrigidas, são liberados lotes residuais. Aqueles que irão receber neste lote, terão o Cadastro de Pessoa Física (CPF) disponibilizado na página da Receita na internet. A consulta também poderá ser feita pelo telefone 146 ou por meio de tablets e smartphones com os sistemas iOS ou Android.

Regras
Para corrigir divergências na declaração, a sugestão é que o contribuinte acesse o Centro Virtual de Atendimento da Receita (e-CAC). Às vezes, a digitação de um número incorreto ou letras a mais em qualquer um dos dados constantes na declaração cria problemas para o contribuinte.

A restituição fica disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la pela internet, por meio do Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição. Também é possível no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001, nas capitais e 0800-729-0001 nas demais localidades. O número 0800-729-0088 é disponibilizado especialmente para pessoas com deficiência auditiva. Nesse contato, o contribuinte pede o agendamento do crédito em conta corrente ou poupança, em qualquer banco.

Fonte: Agência CNM, com informações da Agência Brasil