Atendendo a uma exigência do SAE (TCE/MA), foi implementada uma nova funcionalidade no sistema Aspec Contábil, que trata-se do controle individual da movimentação extraorçamentária através do detalhamento. Visto que há uma necessidade de maior transparência na informação, a última versão possibilita identificar, dentro do montante total, qual valor compete a cada contribuinte.
A mudança pode ser visualizada através do caminho: Contabilidade > Extraorçamentária > Movimentos
Antes de apresentar os procedimentos conceitua-se algumas definições para melhor entendimento:
Passivo Restos: movimentações extraorçamentárias derivadas de pagamentos orçamentários do exercício anterior ou anteriores (RP); Passivo outros: movimentações extraorçamentárias de exercícios anteriores (somente do detalhamento que será exigido pelo SAE); Registro: lançamento original; Baixa: lançamento secundário decorrente do original. Deverá ser vinculado ao lançamento original.
Nas telas referentes às movimentações extraorçamentárias foram realizadas as seguintes alterações: 1- nos saldos de balanço foi incluída uma nova coluna: Detalhamento. Será exibido o termo “Sem det.” quando não houver nenhum detalhamento; “Não fec.” quando houver detalhamento parcial; e “Ok” quando o detalhamento tiver sido completo.
Recomenda-se iniciar os procedimentos nos saldos de balanço credores, exceto para as contas bancárias (em que não há necessidade de detalhamento).
Para realizar o detalhamento deve-se teclar “Enter” e “I=incluir”, na sequência.
Ao incluir o detalhamento o sistema apresentará as opções de registros disponíveis para vinculação, “Passivos restos” ou “Passivos outros”.
Poderá utilizar o valor total ou parcial de cada detalhamento. Se utilizado o valor total de uma ou mais vezes, este detalhamento não ficará mais disponível.
2- nas opções Receita, Receita (desconto), Anulação de receita, Despesa, Anulação de despesa, Reinscrição de saldo e Cancelamento de saldo foram incluídas duas novas colunas: 2. 1 Grupo Movimento – “Baixa” consiste na vinculação a um detalhamento de um lançamento original ou “Registro” consiste na escolha do credor e do valor; 2. 2 Detalhamento.
Alertamos que a opção Receita (desconto) terá detalhamento automático.
Nos demais movimentos (baixa ou registro) deverão realizar o detalhamento da seguinte forma: teclar “Enter” e “I=incluir”, na sequência.
Ao incluir o detalhamento, o sistema apresentará as opções de registros disponíveis para vinculação, “Credor” e “Valor”.
O valor total ou parcial de cada detalhamento poderá ser usado. Se utilizado o valor total de uma ou mais vezes, este detalhamento não ficará mais disponível.
Para as situações elencadas, deve-se detalhar todos os registros das subcontas relacionadas às movimentações extraorçamentárias.
Em caso de dúvidas, nos colocamos à disposição através dos telefones (85) 3878-2999/3464-2900 ou pelo formulário de contato do nosso site.
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