Tempo é uma das palavras mais discutidas nos dias de hoje, mais especificamente, a falta dele. Com a grande quantidade de tarefas a serem feitas no trabalho, realizá-las em tempo hábil é um grande desafio. Além disso, nossa atenção está a cada minuto sendo interrompida por e-mails, smartphones, telefonemas ou até outros colegas precisando de um auxílio.
Por isso, gerenciar o tempo da melhor forma possível é o desejo de todos. Vamos entender melhor como funciona todo esse processo, primeiramente, entendendo o significado do termo gestão do tempo:
A gestão do tempo não significa necessariamente controlar as 24h do seu dia, isso é praticamente impossível. Entretanto, ao organizar melhor as suas atividades, separando-as por ordem de importância e conferindo o período necessário para realizar uma tarefa, faz toda a diferença.
Portanto, gerir melhor o tempo não quer dizer também que você precise trabalhar mais horas, mas sim, usar corretamente as que tem disponível. Chama-se “fazer mais em menos tempo”.
O que eu ganho com isso?
Ao se organizar melhor, você vai conseguir:
No ambiente profissional, a produtividade de um funcionário é medida através dos resultados que ele apresenta. Para alcançar seus objetivos diários, é preciso ter foco e evitar alguns desperdícios de tempo, como: desorganização, incapacidade de dizer não, conversa excessiva, procrastinação, incapacidade de tomar decisões, buscas na internet que fogem ao objetivo final, uso de celular, dentre outros.
Gerenciar o tempo não é uma tarefa fácil, mas nem tudo está perdido. Preparamos algumas dicas que vão te ajudar a obter resultados positivos:
Como falamos anteriormente, as distrações são grandes causadoras da perda de produtividade, por isso, silenciar o celular e evitar checar as notificações constantemente , reservar um momento no dia para conferir seus emails, evitar o excesso de conversas e usar fones de ouvido (quando possível), são algumas das medidas que podem ajudar na otimização de suas tarefas.
Reserve um dia da semana para fazer um planejamento das suas atividades a serem realizadas na semana seguinte. Aconselhamos que seja feito no último dia trabalhado, visto que você saberá o andamento de todas as atividades que estão sendo feitas e as que ainda precisam ser finalizadas.
Faça uma lista organizando suas demandas conforme prioridade, urgência e importância de cada uma e tente manter, diariamente, a sua execução.
Não é preciso ser a pessoa mais organizada do mundo, mas é necessário que tudo esteja ajustado para você não perder tempo procurando algo por causa de desorganização. Você já parou para pensar quantas vezes você já esqueceu a pasta onde salvou um arquivo importante? É esse tipo de erro que gera uma grande perca de tempo e consequente retrabalho, sendo assim, você pode criar regras e padrões para arquivos e documentos.
Respeitando a ordem de prioridade, urgência e importância, defina datas para a entrega das demandas. Além de tornar o processo mais organizado, você terá tempo para se programar melhor e evitar grandes surpresas.
Ao determinar as datas, respeite-as, não deixe para amanhã o que pode concluir hoje!
O tempo está corrido e o número de demandas está alto? Calma, fazer todas as atividades ao mesmo tempo vai te custar desorganização e retrabalho. O ideal é que você consiga focar e se concentrar em apenas uma atividade por vez, sem interrupções com outras demandas.
Ao iniciar algo, você leva tempo para se concentrar, qualquer interrupção poderá atrapalhar a sua produtividade.
Usar uma lista com todas as tarefas que precisam ser entregues facilita o seu dia a dia. Alguns aplicativos e ferramentas online otimizam esse processo, listamos alguns dos mais utilizados:
Além desses aplicativos, você também pode utilizar outros meios digitais e também físicos, como agendas ou planners, para organizar melhor o seu tempo.
Agora que você já entendeu melhor o conceito de gestão de tempo, quais os problemas diários e como fazer para melhorar, é hora de praticar. Reúna as dicas que melhor se encaixam aos seus objetivos e mãos à obra!
Aspec Informática
Atua há mais de 25 anos no desenvolvimento de sistemas para o setor público, contemplando especificamente Prefeituras, Câmaras, Autarquias e Fundos Especiais. Os sistemas de gestão pública desenvolvidos pela Aspec oferecem aos municípios, simultaneamente, praticidade nas tarefas operacionais e atendimento à legislação.
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *
Comentário *
Nome *
E-mail *
Salvar meus dados neste navegador para a próxima vez que eu comentar.
Δ