Instituída pela Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), em conformidade com o PPA (Plano Plurianual) e com a LOA (Lei Orçamentária Anual), reúne metas e prioridades fiscais de um governo e tem o objetivo de estabelecer as diretrizes para a elaboração do orçamento anual, sendo fundamental para o planejamento e alcance de metas.
Neste artigo te explicaremos pontos que merecem a sua atenção quanto ao preparo e envio da LDO.
Quando enviada para o poder legislativo, o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) deve seguir a seguinte estrutura:
A Constituição Federal/1988, no artigo 57, determina o prazo para a elaboração da LDO:
Porém, cada município possui sua própria legislação e prazos referentes à elaboração e envio da LDO, conforme a autonomia dada também pela Constituição.
Os prazos definidos pela Lei Orgânica Municipal (LOM) podem ser diferentes dos estabelecidos pela Constituição. Desse modo, é importante ficar atento aos prazos contidos na LOM, para garantir que eles sejam cumpridos.
O planejamento deve estar sempre conectado à execução, por isso na elaboração da LDO é importante estipular metas alcançáveis e realistas. Isso garante a conformidade com a realidade do município e a responsabilidade fiscal e financeira. Metas inatingíveis podem comprometer a execução orçamentária!
Identifique e priorize investimentos estratégicos que contribuam para o desenvolvimento sustentável e para a modernização do município. Definir as prioridades é garantir o bom funcionamento dos serviços públicos básicos.
Além disso, devem ser incluídas reservas orçamentárias para contingências e situações imprevistas. Isso proporciona flexibilidade na gestão financeira, evitando complicações futuras e garantindo uma resposta eficiente a possíveis eventos não planejados.
O envio da Lei de Diretrizes Orçamentárias é um passo crucial para uma boa gestão financeira municipal. Ao seguir esses cuidados, os gestores municipais poderão garantir um processo transparente, participativo e alinhado com as reais necessidades do seu município.
As informações contábeis desempenham um papel crucial na gestão pública, desde a formulação da LDO até a efetivação das políticas públicas. Elas não apenas fornecem uma base sólida para a toma de decisão, como também promovem a transparência e a responsabilidade fiscal.
Quer entender mais sobre o assunto? Indicamos a leitura do nosso artigo A importância das informações contábeis na gestão pública.
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