O Sistema de Licitações já está liberado para uso no exercício de 2026.
Para utilizá-lo, é necessário que o orçamento de 2026 esteja devidamente cadastrado no sistema de contabilidade da Prefeitura.
Caso o orçamento tenha sido elaborado em outro computador ou setor, ele deve ser enviado para o local onde será executado. Veja o procedimento completo abaixo.
Se já aprovado pelo Legislativo, envie-o aos usuários finais através dos passos:
No computador onde foi elaborado 💻 Acessar o sistema de orçamento > Selecionar a entidade e o exercício de 2026 e confirmar se está fechado > Sair do exercício > Ativar a opção “Gerenciamento operacional exclusivo” > Selecionar o exercício de 2026 e gerar Backup em arquivo > Enviar o arquivo para o computador onde será feita a execução orçamentária
Na Prefeitura Municipal (local onde o orçamento vai ser executado) 🏛️ Restauração do Orçamento Acessar o sistema de orçamento > Ativar Gerenciamento operacional exclusivo sobre a entidade > Incluir o exercício de 2026 > Ativar novamente Gerenciamento operacional exclusivo > Selecionar o exercício de 2026 > Executar Restore arquivo para restaurar o backup.
Importação para o Sistema de Contabilidade Acessar o sistema de contabilidade > Ativar Gerenciamento operacional exclusivo > Incluir o exercício de 2026 (*) > Selecionar a entidade e o exercício de 2026 > Ir em Configuração / Legislação do orçamento e completar os dados > Acessar Funções especiais / Importar valores do orçamento > Após a importação, a receita prevista e a despesa fixada estarão disponíveis no sistema.
Observações
– (*) Mesmo que o sistema esteja liberado apenas até dezembro de 2025, é possível incluir o exercício de 2026.
– Assim que o orçamento de 2026 for importado, já será possível registrar solicitações de despesa e processos de compra referentes ao novo exercício no Sistema de Licitações.
Caso haja alguma dúvida, clique aqui e entre em contato conosco.
Aspec Informática