Três meses após ter seu local alterado, do segundo andar do Edifício 5 de Outubro para o térreo do Edifício Sede – Presidente Antônio Coelho, a Ouvidoria do TCE Ceará já apresenta aumento significativo no atendimento presencial, triplicando em 350% a mais que igual período em 2015. No ano passado, no tri mestre compreendido entre 20 de abril e 20 de julho, foram registradas 46 manifestações presenciais, de acordo com gráficos gerados pelo setor, por meio do Sistema Eletrônico. Já em 2016, a mesma modalidade do serviço prestado somou 207 comunicações.
“Esse aumento mostra que nós estamos cumprindo o papel que uma Ouvidoria se propõe, de tornar a informação mais republicana possível”, declara o ouvidor do TCE Ceará, conselheiro substituto Itacir Todero. Os números mostram ainda que a maior forma de comunicação acontece por telefone: 351 manifestações de abril a julho/15, e 572 no mesmo período/2016. O setor dispõe de uma central 0800 para melhor atender ao cidadão. Através do número 0800 0796666, qualquer pessoa pode entrar em contato com a Ouvidoria do TCE, seja para fazer críticas, elogios, sugestões, solicitações, reclamações ou comunicados de irregularidades.
“Queremos que o cidadão se sinta bem acolhido pelo Tribunal e que procure, cada vez mais, esta ferramenta de controle e reivindicação pelos seus direitos”, completa o Ouvidor da Corte cearense. Além do 0800 gratuito e da manifestação presencial, a Ouvidoria oferece outras formas de atendimento, como por correspondência, via e-mail ouvidoria@tce.ce.gov.br, através do telefone (85) 3212.222 ou pela Ouvidoria Eletrônica, sistema disponível no portal institucional.
A Ouvidoria da Corte de Contas do Ceará divulga os seus relatórios gerenciais de atendimento trimestralmente, no Portal do Tribunal. Confira a seção dedicada ao setor clicando aqui. Fonte: Atricon