O Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) é elaborado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) e analisa a situação fiscal dos municípios brasileiros. Nesta edição foram analisados os dados oficiais de 2022 – últimos disponíveis.
Com pontuação que varia de zero a um, o índice é composto pelos indicadores de Autonomia, Gastos com Pessoal, Liquidez e Investimentos. Após a análise de cada um deles, a situação fiscal dos municípios pode ser considerada:
Os clientes Aspec alcançaram ótimas pontuações, com destaque principal para o município de Canaã do Carajás/PA, que atingiu a pontuação máxima (1,0) e ocupou, juntamente com outros municípios, a 1ª colocação a nível nacional no IFGF 2022.
No Ceará, dos 5 melhores colocados, 3 são clientes Aspec: São Gonçalo do Amarante, Fortim e Ibicuitinga.
No Pará, junto com Canaã dos Carajás que ficou em 1º lugar, os municípios de Vitória do Xingu e Marabá ocupam as melhores pontuações do estado.
No Ceará, 62% dos municípios que obtiveram a segunda melhor pontuação são clientes Aspec: Moraújo, Chorozinho, Tejuçuoca, Tauá, Ararendá, Cariré, Itaiçaba, Horizonte, Irauçuba, Ubajara, Pacoti, Uruoca, Jaguaretama, Pacujá, Guaraciaba do Norte, Novo Oriente, Morada Nova, Ipaporanga, Juazeiro do Norte, Milhã, Quixeré, Alto Santo, Cariús, Nova Russas, Potiretama, Viçosa do Ceará, Assaré, Itapipoca, Aquiraz, Morrinhos, Icapuí.
No Pará, mais de 50% dos municípios que obtiveram a segunda melhor pontuação são clientes Aspec: Benevides, Parauapebas, São Félix do Xingu, Novo Progresso, Jacareacanga, Tucuruí, Bannach, Brasil Novo.
No Maranhão, o destaque ficou para os municípios de Santos Antônio dos Lopes, Buriticupu, Lima Campos e Godofredo Viana.
No Rio Grande do Norte, o destaque foi para o município de São Vicente.
Parabenizamos todos que trabalham diariamente em prol da qualidade fiscal em seus municípios!