A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle realizou, na terça-feira (24), audiência pública sobre o nível de transparência dos órgãos governamentais, a qualidade dos gastos públicos e dos serviços prestados. O chefe da Ouvidoria do Tribunal de Contas da União, Eduardo Duailibe, representou o tribunal no encontro.
Para discutir o assunto, foram convidados o professor da PUC-RJ Júlio do Prado Leite e Claudia Cappelli, representante da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), que explicou o modelo de referência e avaliação em transparência organizacional que está sendo desenvolvido pela universidade.
A partir desse modelo, será possível aferir o quão transparente é um determinado órgão ou organização e propor ações para melhorar a adoção e a visibilidade de práticas relacionadas à transparência.
Segundo os deputados Vanderlei Macris (SP) e Otávio Leite (RJ), autores do projeto de audiência pública, analisar as estratégias de alocação de verbas públicas, a qualidade dos gastos governamentais e, principalmente, a transparência de todo o processo, é indispensável para discutir adequadamente os mecanismos para o aprimoramento da governança na gestão da informação pública.
Fonte: TCU – Notícias