A Aspec Informática alerta a todos sobre o sequestro virtual aos bancos de dados de Entidades Públicas brasileiras. A ação criminosa se popularizou e hoje o Brasil é um dos países que mais sofre com esses ataques. Os hackers agem bloqueando o acesso aos dados e exigindo um resgate, geralmente mediante pagamento em reais, dólares ou em bitcoins (moedas digitais) para que a empresa ou pessoa física tenha seus arquivos recuperados. Para acessar, os criminosos utilizam o método ransomware, um tipo de malware que restringe o acesso ao sistema de arquivos infectados.
E-mails falsos de grandes empresas ou bancos chegam às caixas de entrada e anexos/links levam os usuários a páginas que “instalam” o malware. Por isso, alguns cuidados importantes devem ser tomados: – Verifique links e não abra anexos desconhecidos; – Utilize o “logoff” para sair de contas e elabore senhas difíceis; – Atenção a sites de conteúdos duvidosos; – Crie cópias de segurança através de backups em mídia externa.
Atenção usuários dos sistemas Aspec
A manutenção e o armazenamento de backup não é de responsabilidade da Aspec Informática, dessa forma, pedimos que realizem essa atividade periodicamente.
Fonte: Jornal do Comércio Para saber mais sobre o assunto, veja a entrevista realizada com o Sr. Wagner Pessamilio, Diretor Administrativo do SESCON RJ, durante o Fórum de Tecnologia.