Equipe do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará (TCM/CE) responsável pela construção do Sistema de Informações Municipais (SIM) versão 2018, expôs nesta quinta-feira, 13, para representantes de entidades convidadas, como o Conselho Regional de Contabilidade (CRC-CE), o resultado final das sugestões e recomendações feitas por estas para desenvolvimento do programa. Dentre as sugestões acatadas foi alteração na tabela de receitas e reiteração de tabelas auxiliares do SIM.
De acordo com Marcelle Holanda, assessora da Diretoria de Fiscalização do órgão, “após rodadas de discussões com entidades de classe, com a recepção e catalogação das sugestões e análise destas, pudemos informar quais as principais alterações realizadas nas tabelas do SIM. O próximo passo é fechar alguns detalhes e anunciar, em breve, a versão 2018”.
O SIM é um programa do TCM que recebe e armazena as prestações de contas das administrações municipais, as quais são enviadas mensalmente pela internet. A utilização do sistema permite a recepção e análise informatizada dos dados relativos às contas municipais, como também a transparência da gestão.
O Tribunal utiliza das informações presentes nas contas mensais para alimentar o Portal da Transparência dos Municípios e para gerar o Relatório de Acompanhamento Gerencial (Reage), duas importantes ferramentas para o controle das contas públicas.
Fonte: TCM/CE