O aumento da transparência nas gestão dos municípios, o detalhamento das informações prestadas ao Tribunal de Contas e o alinhamento dos procedimentos à nova contabilidade pública são três das mudanças que estarão em vigor, a partir de janeiro, quando entra em vigor o Manual do Sistema de Informações Municipais-SIM de 2016. O guia elaborado pelo TCM, com sugestões do Conselho Regional de Contabilidade, foi lançado nesta segunda feira (7), na sede do CRCCE.
“O ato, inédito até então, simboliza a parceria entre os dois órgãos que têm os mesmos objetivos”, afirmou a presidente do CRCCE, Clara Germana Rocha. “É uma parceria realmente de duas mãos, que se solidifica a cada ano”, completou.
Falando para um auditório formado por profissionais da contabilidade da capital e interior, a gestora do projeto do novo manual, Marcelle Holanda, afirmou que as novas exigências vão resultar no aumento da transparência, no maior detalhamento das informações e no alinhamento à nova contabilidade pública.
Entre as principais mudanças do SIM 2016 estão a recepção de dados contábeis dos consórcios públicos, que tenham prefeitos municipais como representante legal; a utilização do plano de contas baseado nas novas normas contábeis aplicadas ao setor público; e o recebimento de informações das despesas pagas por fonte de recursos.
Para maiores informações, acesse o site www.tcm.ce.gov.br ou entre contato com a diretoria de Fiscalização do TCM pelo telefone (85) 3218.1405. Fonte: CRCCE