É um termo utilizado pelo nosso atendimento para identificar o seu ente público. Exemplo: CE 077, é o código da Prefeitura Municipal de Aracati.
É uma tecnologia que permite acesso remoto aos softwares, armazenamento de arquivos e processamento de dados via Internet. É uma alternativa de acesso a dados importantes que pode ser feita de qualquer computador, em qualquer lugar.
Os documentos encontram-se disponíveis no site, em Certidões.
Os contratos devem ser encaminhados diretamente para o e-mail contratos@aspec.com.br
Ao final da página de cada sistema, haverá um botão Fale com o nosso Comercial. Ao clicar, você será direcionado(a) para a página de solicitação de apresentações. Também é possível acessar a página diretamente clicando neste link.
Por meio da página Conheça os nossos Destaques é possível acompanhar as nossas novidades, bem como o lançamento de novos produtos.
Sim. Geralmente, os cursos oferecidos são destinados à clientes e costumam abordar temáticas que envolvem a gestão pública municipal e aplicação de atualizações em nossos softwares. Para ter acesso aos cursos disponíveis, acesse Benefícios > PEAC Aspec.
Ao contratar um software, sua entidade/órgão público terá direito a um treinamento gratuito. Após a utilização deste, disponibilizamos três tipos: online (gratuito), na Aspec (gratuito) e no ente Público (custeado pelo solicitante). Para agendar, acesse aspec.com.br/treinamentos.
Para nos enviar sugestões, acesse aspec.com.br/contato/fale-conosco, selecione o assunto Sugestões/Reclamações, identifique-se e escreva a sua mensagem.
Deverá entrar em contato diretamente com o nosso setor financeiro, pelo telefone 0800.050.0180 ou através do e-mail financeiro@aspec.com.br
Baixe a versão em nosso site Downloads > Versões do Aspes Folha, feche o sistema em todas máquinas, descompacte o arquivo e execute.
No menu Utilitários, selecione a opção exportação de dados e em seguida a opção portal do servidor/transparência. É necessário fazer a seleção do mês e dos tipos de folha (Normal, Complementar e Décimo). Após entrar no portal do servidor, selecione no menu Utilitários, a opção importar remessas e siga o passo a passo. Já no portal da transparência, selecione a opção importar e siga o passo a passo.
Antes de gerar o relatório, verifique se já estão configuradas no sistema as rubricas que incidem para a margem consignável. No menu Relatórios, selecione a opção folha de pagamento e depois selecione a opção margem consignável, selecione a opção gerar declarações “sim”, em seguida selecione a opção do banco da consignação.
No menu Utilitários, selecione a opção cópia de segurança, em seguida selecione a opção criar/restaurar backup. Perceba que ele automaticamente traz a opção “reserva” selecionada. Portanto, de acordo com a sua necessidade, selecione qual opção deseja (backup reserva ou backup principal) e clique na opção backup. Esse arquivo será gerado dentro da pasta Aspec Folha, na pasta “BKP”.
Dirija-se ao menu Utilitários, clique no submenu Exportação de Dados e em seguida clique em SIOPE. Na tela seguinte, informe o ano e o bimestre, após clicar em gerar.
Dirija-se ao menu Utilitários, clique, então, no submenu Exportação de Dados e depois em Gerar SIM. Por fim, selecione o mês, o ano, datas das folhas, selecione os vínculos a serem enviados, desmarque os avisos e clique no botão OK.
Dirija-se ao menu Relatórios, clique no submenu Folha de Pagamento e em seguida clique em Resumo Analítico. Por fim, escolha o modelo Resumo Geral. Ainda neste menu, há outras opções de relatórios que também trazem o resumo, seja separado por Órgãos, Órgão/Fonte, Órgão/Setor, Órgão/Lotação, Por vínculo, Apenas por fonte, e ainda, o Resumo anual.
No atalho Funcionários, busque através do botão Localizar, ou utilizando o Atalho F3 do teclado, o(a) servidor(a) que deseja inserir as informações dos dependentes. Com a aba do cadastro de funcionários aberta, clique no botão Dependentes e em seguida clique no botão Novo. Preencha as informações solicitadas e quando finalizar o preenchimento clique no botão Salvar.
Atenção: É de preenchimento obrigatório o campo CPF para os dependentes que se enquadram na dedução do IRRF, para assim serem informados ao E-SOCIAL. Sem o devido preenchimento, as informações não serão repassadas para o E-SOCIAL.
Dentro do sistema, acesse Configuração > Configuração de datas e Incluir.
No sistema Aspec Contábil, acesse Gerenciamento Operacional > Portal da Transparência > Remeter Dados.
Mensalmente são divulgadas, através do e-mail e redes sociais, a lista de obrigações que devem ser entregues. Confira o nosso Calendário de Obrigações Contábeis 2024.
O SIAFIC é um sistema único de registro dos atos e fatos da administração orçamentária, fiscal e de seguridade social de cada ente público, e não um sistema único de gestão. O SIAFIC de cada ente deve ter diferentes perfis de acesso, em que cada usuário possui permissão para fazer alterações somente nos dados pertencentes ao seu órgão público.
O fato da Prefeitura e Câmara Municipal utilizarem o mesmo sistema, não significa que a Prefeitura tem poder sobre o gerenciamento de contas do Poder Legislativo e vice-versa.
Para isso,o sistema deve obrigatoriamente prever perfis de acesso, com regras rígidas de controle. O Aspec Contábil SIAFIC é adequado à legislação e possui a segurança necessária para a gestão municipal de cada Órgão Público.
As especificações de cada sistema encontram-se disponíveis no nosso site, em Downloads > Especificação de Produtos.
As versões são publicadas no nosso próprio site, em downloads > versões dos softwares ou downloads > versões do Aspec Folha, sendo este último dedicado apenas ao sistema de folha de pagamento.
Acesse o sistema Aspec com a senha mestre, vá em Configuração Geral e mude a senha do usuário, selecionando usuário > alterar senha.
O sistemas Aspec estão aptos a funcionarem no Windows.
Entre em contato diretamente com a sua Unidade de Negócios, através dos contatos disponíveis em nosso site, em Contato > Fale Conosco.
A implementação dos sistemas Aspec podem ser feitas presencialmente ou através de acesso remoto, com tempo de conclusão em até 2h.
É ideal que o computador possua o sistema operacional Windows mais atualizado, 16gb de memória e HD 1TB.
O backup reserva é o mais comum, usado para salvar a cópia do banco de dados e por vezes pode ser solicitado pelo suporte técnico para consultas no seu banco. O backup reserva deixa seu acesso normal, sem restrições, pois trata-se de uma cópia.
Já o backup principal deixa seu banco de dados reserva, apenas para consultas. É possível consultar dados, relatórios, gerar arquivos, entre outros. Ele geralmente é feito em casos de mudança de computador, servidor, formatações ou pode vir a ser solicitado pelo suporte técnico para análises mais complexas.
No canto superior direito do sistema, localize a versão. Feito isso, acesse aspec.com.br/downloads/versoes/ e verifique se o seu sistema está atualizado.
Acesse aspec.com.br/downloads/versoes/ baixe e salve o arquivo no diretório \Aspec\VerAtual|Entrada. Em seguida, execute o sistema para concluir a atualização.
Atenção: Para atualizar a versão do sistema Aspec, todos os usuários devem fechar o sistema.
A instalação é o meio pelo qual seu sistema está instalado e ela pode ter vários entes públicos (PM, CM, SAAE). Para identificá-la, verifique a letra S + número exemplo (S12345), localizada no canto superior direito após a versão.
É preciso entrar em contato com o nosso setor de atendimento ou acessá-la diretamente na atualização do sistema.
Sabendo que os contribuintes estão sujeitos a uma forma de recolhimento diferenciada e que é competência tributária do município arrecadar e cobrar o ISS, cabe ao servidor municipal, que possui acesso ao gerenciador financeiro do Banco do Brasil, baixar os arquivos DAF 607 e em seguida importar para o sistema.
Após executar essa rotina, o sistema fará o cruzamento das informações e deverá dar baixa nos créditos conforme os pagamentos efetuados pelos contribuintes no Programa de Arrecadação do Simples – PGDAS. Enquanto este procedimento não for realizado ou se o contribuinte estiver, de fato, em falta com recolhimento do imposto, seu nome constará no relatório de inadimplentes.
O IRRF, por exemplo, como o próprio nome já diz, é retido na fonte, mas também pode ser cobrado mediante um DARF, ou seja, Documento de Arrecadação Federal, visto que o ente competente para arrecadar e cobrar esse tributo é o Governo Federal. Além disso, percebe-se que o DAM é um Documento de Arrecadação Municipal.
Os Estados e Municípios, através do inciso I do art. 158 da Constituição Federal, tem autorização para reter o Imposto de Renda dos serviços por eles tomados, observados os casos e percentuais estabelecidos pelo Regulamento do Imposto de Renda, devendo esse procedimento ser realizado por meio de retenção no momento do pagamento. Observe que a Receita Federal não irá cobrar o contribuinte caso a retenção não seja feita, papel este que também não será destinado ao município. Caso a retenção não seja feita, somente a autoridade administrativa competente poderá emitir e cobrar o imposto (art. 142 do CTN – Código Tributário Nacional).
Em síntese, não se deve confundir com Imposto de Renda Retido na Fonte arrecadado pela União, Estados e Municípios, o Imposto de Renda produto de recolhimento que é devido somente a União.
A Dívida Ativa, consiste num procedimento administrativo vinculado de responsabilidade da autoridade administrativa competente, e sua inscrição é realizada no momento que esta autoridade entender oportuno, desde que não ultrapasse 5 (cinco anos) da sua emissão e atenda aos requisitos da Lei de execuções fiscais nº 6.830/80: Crédito constituído; Vencido; Inscrito na repartição competente.
Portanto, entende-se por inscrição em dívida ativa um processo administrativo que visa principalmente verificar o controle da legalidade, por esse motivo não se deve realizar procedimentos automáticos sem a devida apreciação bem como autorização dos servidores pertencentes à repartição qualificada para tal ação.
Muitos operadores da matéria tributária no âmbito dos municípios, de forma equivocada, entendem que o município deve inscrever obrigatoriamente os débitos vencidos de todos os contribuintes em 31 de dezembro do exercício de seu lançamento. Ressaltamos que de acordo com legislação vigente não há essa obrigação. A data conveniente para inscrição em dívida ativa seria pelo menos trinta dias após vencido o tributo, período considerado razoável para reclamação do tributo lançado e/ou posterior pagamento com acréscimo de multa, juros e correção.
No entanto, conforme consta no art. 201 do Código Tributário Nacional – CTN, uma das condições para que o crédito possa ser inscrito em dívida ativa é que seu prazo para pagamento legal esteja esgotado, ou seja, é totalmente possível inscrever o débito em dívida ativa desde o primeiro dia de seu vencimento até o prazo de 5 anos após a data de sua emissão.
Isso ocorre principalmente quando a correção monetária ou os juros de mora incidentes sobre o débito parcelado são atrelados a algum índice de inflação que depende da disponibilização pelos órgãos competentes vinculados ao Governo Federal, como o IBGE e o Banco Central, por exemplo. Por isso, torna-se inviável a geração de um DAM de parcelas futuras, haja vista que ainda não foram divulgados os valores dos índices para tal período, pois os mesmos somente são apurados após o encerramento da competência. Além disso, possuem datas para serem divulgados, impossibilitando, desta forma, a aplicação correta da correção monetária ou dos juros sob o montante devido.
No entanto, para aqueles municípios cujo a legislação determina que a correção monetária ou os juros de mora sobre os créditos em atraso sejam atualizados através de um percentual fixo mensal, é possível realizar a emissão de todas as parcelas futuras, pois o sistema já tem esses valores pré-fixados e consegue fazer a cálculo corretamente com projeção futura de valor.
O sistema Aspec Tributos permite a emissão da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica Avulsa, exclusivamente para prestadores de serviços pessoa física. No entanto, possui integração completa com o sistema Aspec Nota Fiscal, que permite a emissão e gerenciamento de NFS-e, assim como a escrituração e recolhimento do ISS pelas instituições financeiras através da Declaração Eletrônica das Instituições Financeiras – DESIF.
Todo esse fluxo pode ser acompanhado em tempo real pelo sistema Aspec Tributos, permitindo a visualização e fiscalização de documentos e notas geradas pelos prestadores de serviço do município.
Não. O sistema Aspec Tributos possui rotina de backups diária totalmente automática e em nuvem, sem a necessidade de manutenção de servidor próprio pelo município. Todos os backups ficam armazenados em um data center, podendo ser acessados a qualquer momento sem nenhum custo adicional.
Sim, pois a plataforma utiliza uma tecnologia denominada Auto Response que faz com que o sistema se adapte ao tamanho da tela do usuário, seja em um computador, celular ou tablet. Dessa forma, os usuários poderão acessar em qualquer plataforma com acesso à internet.
Por possuir integração com as principais instituições financeiras do Brasil, o sistema permite a arrecadação via PIX, facilitando assim o pagamento pelos contribuintes de todas as receitas municipais.
Os documentos emitidos pelo sistema possuem duas formas de validação: através do QRCODE e/ou de um identificador próprio. O primeiro pode ser validado através de qualquer leitor de QRCODE, inclusive câmera de celular. E a segunda forma é através do Portal do Contribuinte, onde o usuário poderá informar os dados do documento em um validador disponibilizado e o mesmo informará se o documento é verídico ou não.
A Videoteca Aspec é um benefício exclusivo para clientes e encontra-se disponível em nosso site: aspec.com.br/beneficios/videoteca-aspec/. Para fazer login, basta informar o email e senha cadastrados.
Caso ainda não tenha acesso, é preciso registrar-se. Acesse a página aspec.com.br/beneficios/videoteca-aspec/cadastrar-usuario/ e siga o passo-a-passo fornecido abaixo do formulário.