O novo coronavírus (Covid-19) surgiu na China ainda no final de 2019 e se espalhou por todo o planeta, colocando todos os habitantes em alerta. Com o anúncio de uma pandemia e com os casos no Brasil, é de extrema importância estar atentos à vários cuidados. Entretanto, muitas notícias falsas acabam surgindo para confundir a população. Veja a seguir alguns mitos e verdades que circulam pelo país:
Uma vez no corpo humano, o vírus tolera a temperatura de pelo menos 36ºC, assim beber água a uma temperatura de 26 a 27ºC não traz benefícios.
Fazem parte do grupo de risco os idosos, diabéticos, hipertensos e quem tem insuficiência renal ou doença respiratória crônica.
Até o momento, não há nenhum medicamento específico ou vacina que possa prevenir a infecção pelo novo coronavírus. Entretanto, estudos detectaram que o uso do ibuprofeno no tratamento de pacientes contaminados potencializam a ação do vírus. São eles: advil, algiflex, algi-reumatril, alivium, buprofil, buscofem, dalsy, doraliv, doraplax, febsen, ibuflex, ibufran, ibuliv, ibupril, ibuprofan, ibuprofeno, ibupromed, ibuprotrat, ibuvix, iquego-ibuprofeno, lombalgina, motrim, novalfem, otiun, parartrin, spidufen, uniprofeno.
O Ministério da Saúde afirma que não há nenhuma evidência que produtos enviados da China tragam o novo coronavírus. O vírus só é transmitido entre humanos e não sobrevive mais de 24 horas fora do organismo humano.
Em caso de febre, tosse e dificuldade de respirar, é preciso ficar alerta. Em alguns casos, também há complicações respiratórias, podendo evoluir para pneumonias.
De forma geral, os principais sintomas conhecidos até o momento são febre, tosse, dor e dificuldade de respirar. A transmissão costuma ocorrer pelo ar ou pelo contato pessoal com secreções contaminadas, como: gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo (como toque ou aperto de mão), contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.
A transmissibilidade dos pacientes infectados é em média de 7 dias após o início dos sintomas. Entretanto, dados preliminares sugerem que a transmissão possa ocorrer mesmo sem o aparecimento de sinais e sintomas.
É recomendável procurar um médico quando os sintomas forem: febre a partir de 38ºC, tosse seca, falta de ar e dores no corpo.
Para mais informações, acesse o Portal do Ministério da Saúde. Confira aqui o funcionamento da Aspec Informática neste período.
Aspec Informática
Atua há mais de 25 anos no desenvolvimento de sistemas para o setor público, contemplando especificamente Prefeituras, Câmaras, Autarquias e Fundos Especiais. Os sistemas de gestão pública desenvolvidos pela Aspec oferecem aos municípios, simultaneamente, praticidade nas tarefas operacionais e atendimento à legislação.
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *
Comentário *
Nome *
E-mail *
Salvar meus dados neste navegador para a próxima vez que eu comentar.
Δ